A compra de produtos pela internet é uma realidade, isso é uma conclusão meio óbvia, afinal, quem nunca adquiriu um livro, CD, eletrodoméstico ou apenas em fazê-lo através de um dos milhares de sites existentes?
E a venda? Ou melhor, como vender pela internet? Como mostrar seu produto para o mundo? Comecei a me fazer essas perguntas a partir do momento em que minha mãe, que está investindo na venda de camisetas com aplicações, pediu-me para criar um site para que ela pudesse expor e colocar à venda suas criações.
A vantagem dessa exposição é, principalmente, o alcance que pode ter, já que não há fronteiras para a internet. A partir do momento em que a peça está neste ou naquele site, qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo pode vê-la e até interessar-se por ela.
Como a intenção é ter o mínimo de custo, o primeiro passo é escolher um site no qual se possa criar a loja virtual gratuitamente ou pagando pouco, mas que seja confiável e que traga resultados.
Hoje vou listar alguns sites que estou pesquisando:
- ELO7
(www.elo7.com.br): acho que hoje é um dos mais conhecidos, definindo-se como o maior site brasileiro de compra e venda de produtos feitos à mão. Há uma opção de conta gratuita, com recursos limitados e a versão PRO, em que o usuário paga R$ 29,90 por ano e mais 12% sobre o valor de cada pedido.
- BRArtesanato
(www.brartesanato.com.br):
é uma vitrine virtual especializada na divulgação, promoção e valorização da arte e artesanato brasileiro. Para criar uma loja, o artesão precisa primeiro se cadastrar e depois receber autorização do site. Não sei se está atualizado
- Meu Atelier
(www.meuatelier.com.br): No site não há muitas informações, a não ser de que é necessário se criar uma conta tanto para comprar quanto para vender.
- BPG
(www2.bpg.com.br): achei bem claras as informações sobre a criação da loja virtual, que é customizável, integrada ao PagSeguro e Facebook, além de não ter custo.
- Vendo Artesanato
(www.vendoartesanato.com.br):
oferece exclusivamente o serviço de publicação de ofertas publicitárias de terceiros, pessoas físicas ou jurídicas, de produtos artesanais, não recebendo comissões sobre negócios realizados por meio de anúncios veiculados neste site. Ou seja, o cadastro e a utilização é gratuita.
- AIRU
(www.airu.com.br): Voltado para artistas, artesãos, designers, criativos e colecionadores, custa R$ 9,90 por ano para lojas de até 100 produtos e mais 15% sobre o valor de cada pedido.
Alguém tem mais dicas de sites em que se pode criar uma loja virtual? O que acham desses sites que mencionei? Qual o melhor para iniciantes?