SEJAM BEM-VINDOS

Estava esperando sua visita! Divirtam-se!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Flor de Fuxico


Achei lindas essas flores de fuxico, que combinaram perfeitamente com esse cachecol xadrez. O passo-a-passo está AQUI no site CRAFTS N'THINGS, que vale a pena visitar, mesmo sendo em inglês.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Aniversário & Sacolinha

Aniversário é coisa séria - para muitos sim, para alguns não -, tudo tem que ser planejado, dos quitutes que serão servidos à música que será tocada. Às vezes os problemas ocorrem por causa de falha no planejamento ou por falta dele. Sei disso por experiência própria: no aniversário da minha mãe, por exemplo, esquecemos de comprar pratinhos descartáveis para servir os salgadinhos que eram a entrada. Tivemos que nos virar com guardanapos de papel, pois os pratos, para o jantar, eram enormes!

No último aniversário que participei, de 01 aninho, os responsáveis calcularam (muito) mal a quantidade de pratos. Eram necessários pratos para servir salgadinhos, depois torta salgada e por último vatapá e havia somente um terço da quantidade ideal de pratos.

Acontece. Então, para evitar dissabores, melhor planejar, anotar e pesquisar todos os detalhes da festa, seja ela para 10 ou para 100 pessoas, afinal, seguro morreu de velho, enrugado e feliz.

Falando em aniversário, achei essa sacolinha feita em papel corrugado para usar como lembrancinha ou sacolinha-surpresa, encher de balas e mini-brinquedos para alegrar a criançada. Caso a abelha não tenha a ver com o tema da festa, é só trocar e usar outro bichinho.


sábado, 15 de agosto de 2009

Menina Puxa-Saco

Apesar do título, não tem nada a ver com pessoas "puxa-saco". Pelo contrário, essa é uma das melhores ideias dos últimos tempos, um simples saco com elásticos nas pontas, feito para guardar aquelas sacolas plásticas que se multiplicam diariamente em nossos lares.

Enquanto não nos livramos delas, nada melhor do que ter um lugar para guardá-las e tê-las sempre à mão.

Gostei desse modelo principalmente por ser uma menina, uma boneca fofa:


domingo, 9 de agosto de 2009

Feliz Dia dos Pais!

Se tiver algum pai que pinte ou um filho/filha que presenteie seu pai com um pano de copa, deixo a pintura e o molde dessa linda joaninha com sua melancia, dois temas muito frequentes nas artes.

Falei que estava com visitas em casa? Pois é, já foram, e deixaram muitas saudades! Acho que nunca tinha sentido nada igual, e olha que até há um mês eram crianças que nunca tínhamos visto antes e agora é como se fossem da família! Vá entender...

Então, é isso, aos poucos voltamos à rotina, sem nunca é claro, esquecer como foram boas as férias de julho!

E um Dia dos Pais maravilhoso hoje! Que todos os pais tenham recebido o carinho de seus filhos e todos os filhos que não têm mais seus pais tenham boas lembranças e possam amar como um dia foram amados!



sábado, 1 de agosto de 2009

Seja bem-vinda(o)!

Na minha cidade, Santarém/PA, não é comum ter esses enfeites de porta de maternidade, talvez porque a maioria dos nascimentos ocorra em hospitais públicos, com acomodações coletivas. Mas algumas famílias os utilizam em casa, nos quartos dos bebês.

De qualque forma, acho lindos todos esses enfeites, dos mais simples aos mais elaborados, pois que se destinam a anunciar a maior felicidades para os pais: ele (ou ela) chegou! Então, vamos compartilhar com amigos e família!

Com o mesmo molde da cabecinha desse enfeite, é possível fazer chaveirinhos ou sachês para distribuir como lembrancinha pelas visitas e se, for menino, variar para azul, verde ou amarelo.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sapatinhos de Feltro

Sapatinhos de feltro às vezes ficam tão fofinhos! Digo "às vezes" porque, como em todo e qualquer trabalho artesanal o acabamento conta muito, quer dizer, deve-se dar atenção a todos os detalhes, da escolha do feltro aos pontos usados. Já vi muito trabalho ruim, mas também outros excelentes.
Para quem tiver curiosidade, basta procurar no Flickr por FELT BABY SLIPPERS ou FELT BABY BOOTIES ou clicar no link abaixo:

SAPATINHOS DE FELTRO NO FLICKR


terça-feira, 21 de julho de 2009

De férias!

Estou de férias até o dia 31 de julho e com visitas em casa, que se revezam no computador, então fica difícil atualizar o blog. Vou fazer o possível, mas as postagens ficarão espaçadas, quer dizer, "um dia sim, oito não".

Por outro lado, é divertido ter gente em casa de vez em quando, pra que saiamos da rotina, principalmente pra minha família, já que aqui o caçula da casa tem 24 aninhos, então faz tempo que não convivemos com crianças em tempo integral. Eu estou me divertindo!

E já que estamos falando de férias, eis uma luva de feltro com bichinhos para encantar e divertir as crianças:

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Almofada Ursinho

Lembrando os tempos de pintura em tecido, trago esta linda almofada de ursinho. Para quem pretende fazê-la, a dica é, se for usar um tecido escuro ou com estampas como o da foto, primeiramente fazer um fundo com tinta branca, para só depois iniciar a pintura e assim realçar melhor as cores.

Outra idéia seria faze a pintura num tecido claro, recortar o quadrado e costurar sobre a almofada pronta ou ainda usar o mesmo molde para pintar guardanapos, camisetas ou o que mais a imaginação mandar! Liberdade para criar!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Para celular

Faz tempo que tenho essa imagem, são enfeitinhos para celular (acabei de esquecer o nome certo) bem simples, feitos de feltro, mas muito fofos.

Viram como o feltro (ainda) está na moda? Amodoro esse material e as artesãs que conseguem fazer dele obra de arte.

........................................


Hoje é dia de São João e me lembro que quando eu era criança, nas ruas sempre haviam fogueiras nos dias dos santos juninos. Hoje, nadica de nada. A modernidade tem dessas coisas, às vezes some com as tradições, e nisso podemos incluir fogueira, tarubá (um vinho de mandioca com alto teor alcoólico), munguzá (mingau de milho branco), bolo de macaxeira, pipoca, quadrilhas e pássaros.
Também, se eu começar a listar as coisas boas da infância que não existem mais, a lista será grande, desde as brincadeiras infantis (bandeirinha, passa anel, boca de forno, elástico) até as comidas, as músicas...
Mas a sessão nostalgia fica para outro post. O que eu queria lembrar simplesmente é que hoje é dia de festa junina, então... VIVA SÃO JOÃO!

domingo, 21 de junho de 2009

Pintura Diferente



Pintar blusas é uma arte especial dentro da pintura em tecido, pois é o modo mais fácil de ver seu trabalho ser notado. Se eu pintasse telas, por exemplo, também produziria camisetas personalizadas com as minhas pinturas, o que, acho eu, funcionaria como propaganda ambulante.

A pintura em camiseta (ou blusa) é uma forma, também, de reaproveitar aquela roupa largada no fundo do armário, sem uso. É a chamada customização, tão em alta e que já fiz inúmeras vezes, tendo o prazer de economizar dinheiro e valorizar uma peça de roupa.

Pretendo pintar essa blusa do laço, que achei simplesmente linda, atual e diferente! Só preciso de um tecido para o laço, que, para ficar firme, vai precisar, ainda, de uma camada de termolina leitosa. Também não decidi se pintarei com tinta para tecido comum, puff ou dimensional, já que as duas últimas é que realçariam os traços, pois funcionam como se fossem relevos.

A primeira blusa, pintada com vários colares também é muito bonita, pena que não a imagem não está com resolução suficiente para se ver os detalhes. Quem se habilita a fazê-la?

..................

Só de passagem: ontem comprei três revistas:

1. GLOSS - sou fã dessa revista, pelo formato (para levar na bolsa), pelo conteúdo (moda, comportamento, universo feminino (não sei se posso chamar assim...) e pelo preço. É apenas minha opinião, sem querer fazer propaganda da revista! Ah, gostei da matéria sobre recessionistas (as pessoas que viveram a crise - o termo surgiu nos EUA - e criaram formas para atravessá-la e sobreviver a ela) e sobre as pessoas que sobre de síndrome de burnout e que adoecem no e/ou por causa do trabalho e do estresse.

2. FAÇA FÁCIL - gosto de artesanato e de estar informada sobre, e leio esta revista, assim como a Ateliê na TV com essa finalidade. Ainda acho que ela precisa trazer artesanatos mais fáceis de se fazer e mais matérias sobre o artesanato que se vê nas feiras e se comenta nos grupos da net, que considero mais próximos do nosso cotidiano. Mesmo assim, é uma boa revista, com idéias interessantes e a deste mês tem como brinde uma revista de patchwork de bandôs, além de trazer idéias de decoração, de pintura de móveis e de flores de pet (essas, as mais lindas que já vi).

3. PATCHWORK Especial - tenho paixão por essa arte, mas não sei fazer muita coisa, afinal, costura não é o meu forte! Apesar disso, não resisto a revistas de patchwork, fuxico, bonecas de pano e feltro! Assim, tive que trazer essa revista, que traz bolsinhas interesantíssimas!

Gostei e devo repetir a experiência de falar e comentar sobre as revistas, principalmente porque compro praticamente toda semana. Já sou cliente vip da banca de revista!