SEJAM BEM-VINDOS

Estava esperando sua visita! Divirtam-se!

domingo, 21 de junho de 2009

Pintura Diferente



Pintar blusas é uma arte especial dentro da pintura em tecido, pois é o modo mais fácil de ver seu trabalho ser notado. Se eu pintasse telas, por exemplo, também produziria camisetas personalizadas com as minhas pinturas, o que, acho eu, funcionaria como propaganda ambulante.

A pintura em camiseta (ou blusa) é uma forma, também, de reaproveitar aquela roupa largada no fundo do armário, sem uso. É a chamada customização, tão em alta e que já fiz inúmeras vezes, tendo o prazer de economizar dinheiro e valorizar uma peça de roupa.

Pretendo pintar essa blusa do laço, que achei simplesmente linda, atual e diferente! Só preciso de um tecido para o laço, que, para ficar firme, vai precisar, ainda, de uma camada de termolina leitosa. Também não decidi se pintarei com tinta para tecido comum, puff ou dimensional, já que as duas últimas é que realçariam os traços, pois funcionam como se fossem relevos.

A primeira blusa, pintada com vários colares também é muito bonita, pena que não a imagem não está com resolução suficiente para se ver os detalhes. Quem se habilita a fazê-la?

..................

Só de passagem: ontem comprei três revistas:

1. GLOSS - sou fã dessa revista, pelo formato (para levar na bolsa), pelo conteúdo (moda, comportamento, universo feminino (não sei se posso chamar assim...) e pelo preço. É apenas minha opinião, sem querer fazer propaganda da revista! Ah, gostei da matéria sobre recessionistas (as pessoas que viveram a crise - o termo surgiu nos EUA - e criaram formas para atravessá-la e sobreviver a ela) e sobre as pessoas que sobre de síndrome de burnout e que adoecem no e/ou por causa do trabalho e do estresse.

2. FAÇA FÁCIL - gosto de artesanato e de estar informada sobre, e leio esta revista, assim como a Ateliê na TV com essa finalidade. Ainda acho que ela precisa trazer artesanatos mais fáceis de se fazer e mais matérias sobre o artesanato que se vê nas feiras e se comenta nos grupos da net, que considero mais próximos do nosso cotidiano. Mesmo assim, é uma boa revista, com idéias interessantes e a deste mês tem como brinde uma revista de patchwork de bandôs, além de trazer idéias de decoração, de pintura de móveis e de flores de pet (essas, as mais lindas que já vi).

3. PATCHWORK Especial - tenho paixão por essa arte, mas não sei fazer muita coisa, afinal, costura não é o meu forte! Apesar disso, não resisto a revistas de patchwork, fuxico, bonecas de pano e feltro! Assim, tive que trazer essa revista, que traz bolsinhas interesantíssimas!

Gostei e devo repetir a experiência de falar e comentar sobre as revistas, principalmente porque compro praticamente toda semana. Já sou cliente vip da banca de revista!

sábado, 20 de junho de 2009

Novamente card-i-gami


Para responder à Rosi, que deixou recadinho perguntando como aprender a fazer card-i-gami, procurei na internet e achei, no site AIMEE ASHER ELITE, alguns videos ensinando como usar e montar esses cartões:

CARD-I-GAMI VIDEOS

Há outras pessoas fazendo arte com papel com essa mesma técnica de corte-e-dobre:

Flores

Cartão

E outras fazendo artesanato de todo o tipo: OH SO CRAFTY


Molde do Elefantinho

Como eu havia prometido, o molde do elefantinho é esse. Agora é só ampliar no tamanho desejado, cortar, costurar, encher e está pronto, lembrando que ele é formado de apenas 7 partes: corpo, cabeça, orelhas, tromba e patas dianteiras.

Ultimamente fiquei com mania de colecionar elefantes, talvez influenciada pela novela (mea culpa), mas tenho predileção por esses bichinhos desde que ganhei um bibelô de elefante e li que, para dar sorte, ele deve ser colocado de costas para a porta de entrada.


Olha o elefantinho!


Elefantinho
Upload feito originalmente por Eglis
A coisa mais fácil do mundo foi fazer esse elefantinho, principalmente porque as partes do corpo (orelhas, cabeça, tromba, patas dianteiras) são unidas com cola quente, então foi só costurar cada uma, fazer um pequeno corte no verso para encher com manta acrílica, colar e no final só pintar olhos, orelhas e detalhes das patas.

No próximo post envio os moldes!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Porta-óculos



Faz algum tempo publiquei um post sobre este porta-óculos e hoje finalmente descobri o site de onde ele veio. Todos os créditos à sua criadora BETZ WHITE, que nos presenteou ainda como tutorial dele, AQUI.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dica de Sites

Nas andanças pela net encontrei um lindo patinho da sorte em feltro, no blog NOSEY NEST, uma idéia para lembrancinha ou presente, com direito a tutorial e molde que pode ser vista AQUI.

E no site SCHLOSSER DESIGNS, uma abóbora de tecido, também com moldes, AQUI

Ambos valem uma visita, principalmente porque tem muitas outras idéias inspiradoras, para todos os gostos!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Gatinhos

Fazia tempo que queria fazer esse gatinho, mas não tinha o molde...

...

Levei um susto quando abri a página do blog e não consegui ver a barra superior de login, só a frase de denúncia... não sei se algo aconteceu ou se só foi um erro de carregamento da página, mas se o blog porventura desaparecer, já sabem, foi alguma "caça às bruxas"! Tinha ouvido falar que isso está acontecendo no Flickr, muitas contas sendo deletadas, mas nos blogs, ainda não...

sábado, 16 de maio de 2009

Jogo de Banheiro - Coelhos

A Páscoa já passou, mas nada a ver, coelhos são lindos e fofos o ano todo, então, pode caprichar e embelezar o banheiro com esse conjunto, que inclui até o tapete!

Infelizmente não dá pra colocar coisas assim no meu banheiro, que é tão minúsculo que não dá pra colocar box separando o chuveiro do vaso! Mas eu faria para presentear alguém querido ou até vender (acho que é certeza de venda!)

Falando em vendas, será que a crise afetou o artesanato? Tomar que não, afinal, há pessoas que vivem exclusivamente de suas criações e qualquer variação no mercado causa um estrago danado nas contas. É contar que pelo menos as vendas se dupliquem no Dia dos Namorados, que é em junho...


Novidade!

Agora o blog também pode ser acompanhado pelo celular! Basta clicar no ícone MIPPIN (make it mobile) na lateral esquerda do blog para ter uma prévia de como fica no celular e pegar o link ou digitar, no celular:

http://mippin.com/pintandoideias

É mais uma ferramenta para nos aproximar e nos surpreender!

sábado, 9 de maio de 2009

Descanso para copos

O descanso para copos aí de cima é apenas uma desculpa para falar um pouquinho sobre aplicação, que não se resume às camisetas. Você pode fazer em toalhas, panos de copa, descansos para copos, aventais, enfim, em toda superfície maleável, em especial tecido.

Mas todo mundo gosta de camisetas com apliques, é verdade, então, vamos lá: para fazer aplicações de feltro ou tecido em camisetas/blusas, é preciso seguir alguns passos:

1. Procure tecidos e feltros de qualidade: o tecido 100% algodão e o feltro resistente (mas não grosso);

2. Algumas pessoas preferem lavar os tecidos para tirar a goma. Eu, como destesto esperar, pulo essa etapa, mas talvez seja melhor segui-la, para evitar problemas futuros...

3. Depois do desenho escolhido - que não deve ter muitos detalhes, já que quanto menos peças, mas fácil costurar - deve-se cortar todas as peças e no caso de trabalhos em tecido, passar um pouco de termolina leitosa nas pontas, para não desfiar. Em relação a essa etapa, ainda, há duas formas de cortar os moldes: a primeira, desenhando-se diretamente no tecido, pelo avesso; a segunda, alfinetando-se o molde no tecido/feltro e depois cortando ao redor. Prefiro esta última, para não correr o risco de manchar o trabalho.

4. Para montar as peças sobre a camiseta, uso cola pano, em pequena quantidade e nunca nas beiradas (por causa da costura que será feita depois).

5. A costura é fácil, apesar de ser a fase mais demorada. O melhor é costurar à mão, com ponto caseado (_|_|_|) ou alinhavo (_ _ _ ). Utilizo linha de crochê rubi para áreas maiores e linha de meada para ponto cruz, para áreas menores.

6. No final, apenas detalhes, como botões, miçangas, laços.

Faz tempo que não faço nenhuma aplicação em camiseta, então, posso ter esquecido algum passo. Se alguém quiser complementar, esteja à vontade.