Comprei uma Revista Nova Escola para minha mãe, acho que do mês de novembro, e junto veio um livreto com o título MANUAL DE ETIQUETA: 33 dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade, uma publicação do Movimento Planeta Sustentável e da Editora Abril. São dicas de fácil entendimento (como devem ser as dicas) e perfeitamente aplicáveis no dia-a-dia (algumas com um pouco mais de esforço, é verdade).
Indicam os autores que o Manual deve circular, deve ser passado adiante, então, peço permissão para postar algumas dessas dicas, de vez em quando e fora da ordem, como um alerta e um desejo de que mais e mais pessoas possam praticá-las.
A dica nº 21 diz: "Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente", diz o presidente do Conselho Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades.
Certo que o uso ou não de sacolas plásticas não é tema pacífico, mas concordo que há um exagero em sua utilização. Se não for para a substituição total por sacolas de tecido, por exemplo, que o uso seja feito de forma racional. Muitas vezes, no supermercado, são trocentas embalagens, uma sacola para cada item, quando os produtos poderiam ser melhor acondicionados em quantidade menor de sacolas. É uma questão...